-
Arquitetos: Benjamin Ortiz Arquitecto
- Área: 1873 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Denise Heirman
-
Fabricantes: Todeschini, Topwood, Weiku
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa SC está localizada no Condomínio CCDA, um complexo de 8 residências localizadas no setor de Los Dominicos, próximo às encostas do Cerro Calán, um antigo bairro na base dos Andes, caracterizado por sua vegetação exuberante. Uma rua central comum, com um eixo leste-oeste, separa as unidades norte e sul. Todas elas são diferentes em seus espaços e distribuição, mas seguem a paleta dos mesmos materiais predominantes, que mantêm uma linguagem comum entre elas.
O térreo é construído em concreto armado aparente, uma estrutura sólida que protege do terreno, vizinhos e áreas comuns. Uma laje de mezanino serve de beiral e mesa de apoio para o primeiro andar, que consiste em uma estrutura de aço leve e paredes divisórias, permitindo flexibilidade na distribuição dos espaços para responder às exigências de cada cliente. Os volumes do segundo nível são recuados em direção à rua comum, conseguindo controlar a escala de pedestres. Estes são revestidos por fora com uma madeira modificada e pintados de preto, reforçando a ideia de leveza nos primeiros andares.
A Casa SC está orientada para o norte, deixando uma fachada hermética para o sul e a rua comum, abrindo parcialmente (por meio de janelas verticais) o corredor do primeiro andar, para iluminá-lo naturalmente. Um pátio interno organiza o acesso e as áreas sociais e privadas, e sua vegetação está constantemente presente ao caminhar pela casa ou ao contemplá-lo a partir das áreas públicas. Uma escada conecta o térreo com a sala de estar do primeiro andar, que por sua vez funciona como articulação dos quartos secundários. Um segundo pátio interno, de natureza mais privada, articula o dormitório principal com um escritório.
Os dois pátios internos garantem ventilação cruzada, controlando a temperatura interna durante as estações quentes. As janelas da sala de estar e jantar abrem completamente, liberando a vista e a conexão com o jardim, tornando-o parte do habitar. A cozinha é integrada como parte das áreas sociais através de duas portas de correr envidraçadas. Uma porta para o pátio o conecta com a área da churrasqueira, que é cercada por uma área mais seca e com um paisagismo de fácil manutenção, a partir da qual se pode contemplar o jardim, a casa, as árvores dos arredores e a Cordilheira dos Andes.